sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Uma Questão Afim (O que posso fazer para salvar o planeta?)


Eis uma questão de propriedade desconhecida e pertencente a toda sociedade: como garantir o futuro do planeta. O cidadão comum julga-se não-responsável e "incapaz" de resolver individualmente tamanho problema. As grandes autoridades repassam essa tarefa a grande população. Afinal, a quem pertence a responsabilidade de salvar o mundo? Parece óbvia e cômica a resposta. Ou até redundante. Parece, e na verdade é. O ser humano, como um todo, interferiu no curso da natureza. E será ele, individualmente, o único a poder salvar, diminuindo o impacto de suas ações com novas ações.

É importante ressaltar as variadas possibilidades de ações que podem ser realizadas. Podendo e devendo ser adotadas por pessoas comuns. Muito além de tratados internacionais, acordos de cooperação e atuação de ONGs, a mudança e a transformação da realidade começam em casa. E na escola. As metodologias de ensino precisam ser direcionadas a educação ambiental. E a prática mais simples e valiosa é trabalhada com mudanças de comportamento doméstico. Uma encomenda do domicílio para o planeta.

Das práticas mais acessíveis as que exigem maior uso de recursos financeiros e trabalho humano está a reciclagem, o reaproveitamento de alimentos e a própria auto-conscientização. Tem ainda o tratamento do lixo, o reflorestamento, os combustíveis alternativos e o desenvolvimento sustentável. Ou seja, todas as camadas da sociedade precisam estar e agir interligadas e comungar em prol da responsabilidade social.

A força que rege o planeta tem como fontes os quatro elementos da natureza: fogo, água, terra e ar, esgotáveis. É necessário provocar uma nascente de ideais ecológicos, não só como meio de sobrevivência, mas como fonte de qualidade de vida e harmonia entre espécies: com um fim afim (comunal) de equilíbrio. A Mãe-natureza deu à luz o planeta Terra, nosso planeta Azul. Agora cabe a nós, emergentemente, a fiel responsabilidade de transformá-lo em um planeta Verde. Uma Terra plantada por ações conscientes de cada ser humano.

Tenho em mãos uma pena e a coragem: vou escrever a História.

8 comentários:

  1. O texto da minha querida irmã aline, está exepcional no tocante a este assunto tão polêmico, até entre cientistas da área. Problemas ambientais. Não há como não interligá-los e não classificá-los para estudos. Há destarte, uma necessidade de retrospectiva histórica, atentando para os momentos em que os homens afeteram drasticamente sua relação harmonica com a teia da vida.
    Acho importantíssima a tomada de posição da minha irmã, pois ela trata muito bem o aspecto da "união faz a força", ou como disse Aristóles "uma andorinha só não faz verão", aspecto este que é, como dizem os fatalistas, ou a morte da vida, ou a sobrevida pra vida.
    Grande Beijos e Altíssimas estimas a minha querida e mais próxima irmã, excelente e responsável Jornalista, Aline Vieira.

    ResponderExcluir
  2. adorei, muito legal o espaço!
    o texto é muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Aline, eu acho que você deveria fazer um vídeo e tratar sobre "Davos Question", com certeza você como jornalista deve saber do que se trata. Mas para quem não sabe o que é :

    Todos os anos, muitos dos dirigentes de topo do mundo político, empresarial e da comunidade mundial - incluindo alguns dos nossos próprios - frequentar o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, para discutir formas de tornar o mundo um lugar melhor. Este ano, gostaríamos de dar às pessoas em todo o mundo a oportunidade de juntar-los, e ajudá-las, enviando as suas próprias respostas para o "Davos Pergunta", que é: "O que uma coisa que você acha que os países, empresas ou indivíduos devem Fazer para tornar o mundo um lugar melhor em 2008? "

    Então, essa é a questão, mas estamos todos de acordo que é encontrar a resposta, que será dura.

    Você pode estar familiarizado com a CNN-YouTube E.U. debates presidenciais, que têm feito um enorme impacto na política interactiva tal como a conhecemos. O componente interactiva aqui é semelhante, mas esta é uma iniciativa global, onde estamos usando a magia do YouTube para criar um curso conversa entre pessoas em cargos de autoridade, e aqueles cujas decisões afectam as suas vidas a cada dia. Antes do sucesso da CNN-YouTube iniciativa, essa conversa nunca teria sido possível pensamento. E agora estamos tentando levá-la a um nível ainda mais ambicioso.

    Vemos a Davos Pergunta como um meio para deixar as pessoas em todos os lugares para se aproximar, e influência, os líderes quem eles têm outra forma nunca teriam a oportunidade de alcançar. Da mesma forma, no entanto, queremos mostrar a real participantes em Davos o músculo com YouTube, que é capaz de fazer a diferença. É espécie de um período de dois sentidos: não podemos deixar que as pessoas diárias em Davos, e, ao mesmo tempo, podemos mostrar os pontos de vista de Davos quotidiana pessoas. E é aí que começa interessante. O YouTube comunidade recebe a votar e classificar os vídeos apresentados, bem como da mais alta classificado queridos será apresentado em Davos. Eles serão utilizados pelo World Economic Forum para introduzir temas nas sessões plenárias, e iremos mostrá-los directamente aos líderes mundiais no YouTube cabine estamos executando no local em Davos. O curso videoblogs de algumas das pessoas mais influentes no mundo, que derivam da Davos Pergunta irão, esperamos, kickstart um mecanismo para realmente fazer a diferença.

    Você pode ajudar? Você aposta. Gastar algum tempo durante a estação turística pensar em sua própria resposta à pergunta Davos, e enviar uma resposta através do cool gadget nós desenvolvemos. Então votação, classificar, e incentivar os seus amigos e colegas para se envolver.

    Por aqui, temos muitas vezes falam de fazer as coisas que realmente ajudar o mundo. Pensamos que este é um caminho que podemos realmente fazer com que o mundo se sentar-se e tomar nota do que as pessoas pensam sobre as suas questões mais prementes do nosso tempo. Mas, desta vez, em vez de o ter perdido no limbo, queremos levá-la, envolvê-la para cima, e apresentá-lo a alguns dos mais importantes dirigentes que temos, quando todo o mundo está assistindo no YouTube.

    ResponderExcluir
  4. Ola... eu sou marcelo e vou falar como cuidar do planeta terra Blzz;...

    ResponderExcluir
  5. do bom!? Sou de GO li seu texto pirei, queria muito trocar umas ideias c vc em relaçao a isso e muito mais, me chamo Vinícius muito prazer, por gentileza vc poderia me add no seu msn...
    vinox_ox@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Salvar o Planeta: quisera ter um memory card capaz disso!!!
    Brincadeira...
    Mas de fato, muitas são as forças motrizes do planeta. Com certeza muito além de quatro elementos. Contudo, efetivamente esgotáveis.
    Mas, vejo o planeta como um sistema. Vivo, pulsante, alimentador e retro-alimentado.
    Assim, o sistema somente se mantém até hoje porque não atingiu o seu equilíbrio.
    O equilíbrio da Terra, como ser vivo significa sua morte.
    A Terra somente continua viva porque os diversos subsistemas que a compõem vivem com conflito e desequilíbrio.
    A harmonia está no caos ordenado e no desequilíbrio.
    Embora vivamos no planeta azul, a vida emana do vermelho-alaranjado fogo do Sol.
    Reflitamos se o que queremos realmente é um Planeta Verde.

    ResponderExcluir
  7. Só seremos capazes de salvar o planeta quando deixarmos de pensar nas fronteiras como uma barreira que impede nossa união.

    Sozinho cada pessoa não faz nada de relevante, nações isoladas já tem certa relevância, mas somente unidas elas terão um papel realmente significante.

    ResponderExcluir
  8. Se por acaso eu fiz pensar que o papel de uma única pessoa é desprezível então agora eu retifico o que disse: isoladamente o é, mas se essa pessoa disseminar seu pensamento e agregar seguidores ela deixará de ser um peso-morto para ser bastante útil na melhoria do planeta Terra.

    Então, sendo assim, arregacemos a manga da camisa que há muito trabalho à nossa espera!

    ResponderExcluir